Página inicial  >Embaixador da França se reúne com senadora e diz que faltará à audiência pública no Senado
Embaixador da França se reúne com senadora e diz que faltará à audiência pública no Senado

Embaixador da França se reúne com senadora e diz que faltará à audiência pública no Senado

Embaixador da França se reúne com senadora e diz que faltará à audiência pública no Senado

Em meio as negociações para tentar finalizar o acordo entre Mercosul e União Europeia e as críticas de empresários e políticos franceses a produtos do agronegócio brasileiro, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, visitou nesta quinta-feira (5) a senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS).

No encontro, Lenain comunicou à parlamentar que não irá atender ao convite para comparecer à Comissão de Relações Exteriores (CRE) para uma audiência pública. O requerimento é de autoria da própria senadora.

Segundo o Valor apurou, o embaixador justificou que a ida de embaixadores ao Parlamento não acontece na França e que precisaria de um tradutor, assim como na reunião com Tereza, por não falar português. Ele disse que a crise entre os países se deu em meio a instabilidade da política francesa com o agronegócio local.

Apesar da negativa em comparecer na CRE, o embaixador deverá procurar o presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e outros parlamentares que exigiram explicações pelos ataques franceses ao agronegócio brasileiro.

O movimento dos parlamentares ocorreu após a fala do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, afirmar que a rede não venderia mais nas unidades francesas carne produzida por países do Mercosul, o que inclui o Brasil. As críticas tiveram eco na política do país europeu. A ministra da Agricultura da França, Annie Genevard, reforçou a posição contrária ao acordo e o deputado francês Vincent Trébuchet, do partido de extrema-direita União dos Direitos pela República (UDR), comparou a carne brasileira a lixo durante a votação simbólica do acordo entre a UE e o Mercosul.

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) tem feito um movimento para que o Carrefour publique um pedido de desculpas formal na imprensa francesa. Já a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) deve entrar com uma ação junto a UE para que o Brasil seja indenizado.

A crise tem como pano de fundo o acordo entre a bloco sul-americano e o europeu, o qual a França é contrária. Hoje, a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula Von Der Leyen, desembarcou em Montevidéu, no Uruguai, para a cúpula do Mercosul.

Nas redes sociais, Von Der Leyen declarou que o acordo, negociado desde 1999, está próximo de um desfecho positivo.

“A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está no horizonte. Vamos trabalhar, vamos cruzá-la. A maior parceria de comércio e investimento que o mundo já viu. Ambas as regiões serão beneficiadas”, publicou em sua conta no X.

Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain — Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Fonte do artigo:resultado da quina